30 de outubro a 01 de novembro de 2018 Florianópolis - Brasil

Formato dos Relatos Técnicos

Relato Técnico é o produto final de uma pesquisa aplicada ou produção técnica que descreve, propõe ou prescreve uma solução para problemas enfrentados por organizações que atuam no setor portuário.

Um Relato Técnico pode ter como foco: (i) a inovação de produtos ou serviços no âmbito do setor portuário, em que o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para novos problemas; ou, (ii) a melhoria ou implementação de práticas do setor portuário, para as quais o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para problemas conhecidos.

Recomenda-se que as Boas Práticas de Gestão sejam contempladas no Relato Técnico.

 

Estrutura do Relato Técnico:

Título

Resumo (de 250 a 300 palavras)

Palavras-chaves (de 3 a 5 palavras)

1. Introdução (descrever as características da organização (porto, órgãos intervenientes, atores portuários) ou área investigada;

2. Contexto (descrever a situação-problema ou oportunidade de melhoria relacionada ao contexto em análise);

3. Intervenção (descrever o tipo de intervenção proposta para resolver o problema e como o problema foi solucionado);

4. Resultados Obtidos (descrever de maneira objetiva os resultados da intervenção, destacando os fatores conjunturais / contextuais e outras especificidades que podem ter interferido / estimulado / provocado o seu alcance, bem como afetado a intervenção realizada).

5. Conclusões (descrever de forma sintetizada se o objetivo do trabalho foi atendido, melhorias e contribuições para o contexto estudado, bem como eventuais expectativas ou sugestões para o aprimoramento futuro das ações).

Referências (relacionar as fontes/autores citados no decorrer do Relato Técnico, observando as Normas da ABNT)

 

 

Formato do Relato Técnico

O texto a ser submetido, na forma de um arquivo, observado o TEMPLATE (baixar aqui) deve conter o formato indicado a seguir:

  • CONTEÚDO DA PRIMEIRA PÁGINA: Título do relato (com todas as palavras em maiúscula); Resumo, contendo de 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho. Não incluir resumo em língua estrangeira. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras. Na sequência, iniciar o texto na mesma página.
  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
  • Orientação do papel: retrato.
  • Margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; direita 2 cm; esquerda 3 cm.
  • Editor de texto: Word Office 2003 ou posterior.
  • Fonte: Arial, tamanho 12.
  • Espaçamento: simples.
  • Texto: justificado.
  • Tamanho: 3.000 (três mil) a 6.000 (seis mil) palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, tabelas, figuras e referências.
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.
  • Notas: não devem ser utilizadas. Recomenda-se inserir no próprio texto.
  • Tabelas, figuras, quadros, citações e referências devem observar as normas ABNT.

Os Relatos Técnicos não serão revisados e nem editorados, caberá ao autor a revisão final antes de completar o “Upload”.

 

Edições Especiais:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios – REEN publicará Edição Especial com os melhores artigos em língua portuguesa e espanhola (10 artigos).  A REEN está classificada no Estrato B2 do Qualis CAPES (área de Administração, Contabilidade e Turismo). Os artigos serão selecionados pela Coordenação Científica do CIDESPORT.
Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental - RG&SA publicará Edição Especial com os artigos mais alinhados a política editorial da Revista. A RG&SA está classificada no Estrato B2 do Qualis CAPES (área de Ciências Ambientais). Os artigos serão selecionados pelo Editor da Revista.
Os autores dos artigos selecionados serão convidados para submeterem as revistas indicadas.

 

Clique aqui para enviar o seu Artigo ou Relato